top of page
Buscar
  • MM Net

As 7 principais Boas Práticas de Segurança da Informação

A perda de informações é um dos maiores receios das empresas atualmente. Para evitar este cenário, é Fundamental a implementação de boas práticas de segurança da informação para a proteção de dados confidenciais.

As ameaças e ciberataques estão em alta, portanto, este é um momento importante para que os gestores de TI, implementem estratégias para garantir a segurança dos dados e informações das organizações. Estas estratégias podem se basear em um conjunto de Boas Práticas que juntas são capazes de proteger as empresas de ataques, assim como criar meios de lidar com possíveis problemas. Segue abaixo as 7 principais Boas Práticas

de Segurança da Informação.

  1. Treinar equipes e usuários, a identificar os perigos vindos da internet, a reconhecer estratégias de engenharia social, muito usadas por hackers, e a seguir as políticas de segurança da empresa.

  2. Implementar ferramentas de gestão de incidentes, nas quais orientam os profissionais em como lidar com a perda ou roubo de dados, com o objetivo de minimizar as perdas e atravessar a crise rapidamente.

  3. Ter o controle sobre os acessos baseados em hierarquias. Desta forma cada usuário terá acesso às informações e ferramentas pertinentes a suas funções e necessidades.

  4. Fazer cópias de segurança com a maior frequência possível, de acordo com o orçamento e porte da empresa. O Backup é um mecanismo fundamental para assegurar a disponibilidade da informação, caso as bases de dados em que a informação esteja armazenada sejam roubadas ou danificadas.

  5. Adquirir um Firewall para criar uma barreira entre possíveis invasores, o firewall também é uma ferramenta que limita os acessos a sites impróprios e desnecessários.

  6. Adquirir também um Antivírus Profissional, que é uma ferramenta fundamental para a segurança dos sistemas e proteção dos dados, e é importante que o antivírus proteja todos os dispositivos de uso dos usuários.

  7. Implementar um sistema de senhas complexas, que inclua trocas periódicas, e exigência de senhas complexas.

Podemos perceber então que, promover boas práticas de segurança da informação aumenta a eficiência da empresa com menos recursos, além de proteger a rede de computadores de ameaças.


293 visualizações0 comentário
bottom of page