Buscar
  • Michelly Panni

Dicas para uma melhor eficiência energética em data center

Melhorar a eficiência energética em data center não envolve reformar apenas as instalações e os equipamentos. Neste artigo, daremos alguns dos principais motivos pelos quais o gerenciamento de energia pode reduzir custos, usando o isolamento térmico. Confira!


Gerenciamento estratégico de data centers


Os data centers fornecem serviços de computação vitais para a operação diária das principais organizações empresariais, econômicas, científicas e tecnológicas do mundo. Esses data centers consomem grandes quantidades de energia para operar e manter seus sistemas, servidores e componentes de alto desempenho.


E, à medida que mais informações ficam online, ou seja, na "nuvem", os data centers consumirão ainda mais energia. Assim, a eficiência energética em data center pode se tornar mais importante se incorpora recursos como economia, softwares de monitoramento, e principalmente sistemas de resfriamento. Aproveite e veja aqui as 7 principais boas práticas de segurança da informação!


A eficiência energética em data center, no sentido de otimizar a estrutura física dos prédios, em vez ampliar o uso de condicionadores de ar, que consomem muita energia, faz com que essas e outras melhorias produzam economias significativas de energia. Além disso, reduzem a carga na rede elétrica e ajudam a proteger sua região.


O gerenciamento estratégico da eficiência energética em data center não é um processo tão difícil. Nestas dicas abaixo, descreveremos abordagens para ajudá-lo a tornar o data center da sua empresa mais eficiente em termos de energia.


Dicas de eficiência energética em data center


Siga estas dicas para tornar a eficiência energética em data center uma realidade.


Racionalize e virtualize


Se o seu data center está funcionando com menos de 50% da utilização da carga de trabalho do servidor, uma grande proporção de sua energia está sendo desperdiçada. Isso significa que o restante da produção potencial do servidor de uma empresa é jogada fora.


Mas, ao mesmo tempo, o servidor consome muito mais energia e libera mais calor. Aumentar as taxas gerais de uso melhorará as métricas de energia, não apenas no próprio servidor, mas também em todo o data center. Devido às perdas térmicas e de transmissão envolvidas, para cada watt de energia economizado, alguns podem ser economizados no ponto de geração.


Portanto, revise a temperatura operacional do data center. Se a temperatura operacional existente da unidade de ar condicionado da sala do computador estiver na faixa de 20 °C, é provável que seu data center esteja funcionando em ambiente frio. Cada aumento de temperatura requer menos resfriamento, portanto, menos energia é necessária.


Use o resfriamento de ar de forma eficaz


Se você está resfriando todo o data center, há um grande volume de ar que está sendo resfriado sem motivo. Use abordagens de corredor quente e corredor frio, resfriamento em linha ou outras estratégias de contenção para minimizar a quantidade de ar frio necessária. Assim, você garante que ele seja canalizado de forma eficaz para resfriar quaisquer outros pontos quentes.


Mantenha o controle de seu aquecimento e resfriamento


Simplesmente reduzindo em um grau as temperaturas de aquecimento em sua empresa no inverno, você pode ver mudanças na sua conta de luz. Abra as persianas ou cortinas em um dia ensolarado e desligue o aquecedor. Nos meses mais quentes, defina a temperatura do ar condicionado apenas um grau acima do normal. Isso pode reduzir a energia que ele usa em até 10%.


Minimize a iluminação artificial


Substitua a iluminação existente por uma opção mais eficiente. Ao limpar as janelas e claraboias, você pode reduzir a quantidade de gastos com iluminação. Se você estiver trabalhando em uma sala específica, isole as luzes apenas dessa área. Identifique os interruptores para que sua equipe acenda apenas as luzes de que precisam e desligue-os completamente no final do dia.


Você também pode considerar a instalação de sensores de ocupação e luz natural para ligar e desligar as luzes automaticamente. Ao mudar a iluminação existente para um sistema de iluminação mais eficiente, você pode obter economias anuais consideráveis.


Use recursos de economia de energia


A maioria dos equipamentos eletrônicos, como impressoras e fotocopiadoras, têm recursos de economia de energia. Treine sua equipe sobre como usar esses recursos. Portanto, desligue o equipamento de escritório quando não estiver em uso. Um único computador e monitor ligado 24 horas por dia pode custar muito ao ano.

Desligá-lo após o expediente conservará energia e reduzirá sua conta de energia. Você também pode usar cronômetros para garantir que equipamentos como impressoras e fotocopiadoras sejam desligados durante a noite e nos fins de semana.


Equipamentos e sistemas com manutenção


Um sistema de aquecimento e resfriamento com manutenção adequada deve funcionar com mais eficiência do que um sistema sem manutenção. Isso deve economizar energia e custos de operação. Se o seu antigo ar condicionado não estiver funcionando com eficiência máxima, poderá custar-lhe dinheiro e consumir muita energia desnecessária.


Isolamento térmico e eficiência energética em data center


Por que será que o isolamento térmico ajuda a melhorar a eficiência energética de um edifício? Porque reduz o consumo de eletricidade, e com isso, a quantidade que gastamos em energia. E como isso faz?


O isolamento térmico é composto por painéis isolantes, sistema de colagem que são instalados nos painéis, e acabamento protetor. Ter um sistema de isolamento térmico reduz a quantidade de calor que se dispersa, movendo-se de dentro para fora.

A quantidade de energia necessária para baixar a temperatura, mesmo em apenas alguns graus, é muito maior. O isolamento térmico diminui a taxa na qual o calor exterior entra no data center e mantém as salas resfriadas por mais tempo. O que, novamente significa, menores taxas de consumo e custos gerais de funcionamento.


Ter um sistema de isolamento térmico garante a eficiência energética em data center, mantendo a temperatura da superfície das paredes internas vários graus abaixo da temperatura externa. A solução para o problema está mais no uso de recursos de construção bem projetados do que no uso de produtos como ar condicionado.


Considere o tamanho do seu data center. Se ele for grande, pense em gerar sua própria energia diretamente, especialmente se estiver próximo a outras empresas ou conjuntos habitacionais. Qual será o tamanho do seu data center no futuro? Se você acha que a energia do seu data center provavelmente aumentará em um futuro próximo, tente usar o isolamento térmico desde já. Proteja os custos, porque no futuro fará sentido.


E se não construiu ainda, analise cuidadosamente um local para seu data center. Se você não tem escolha quanto à localização, você deve continuar analisando estas dicas de economizar energia.


Além disso, você pode usar fontes de energia renováveis. Provavelmente não é tão prático como uma substituição direta para operar todo o data center, mas como uma fonte incremental de energia, as fontes renováveis ​​devem ser consideradas. A energia eólica ou solar pode ser pensada o suficiente, onde é capaz de fornecer os requisitos básicos de energia - mas você pode usá-la também para lidar durante picos de carga de trabalho alto.


A eficiência energética em data center continuará sendo o foco da maioria dos custos de sua empresa. Tomar medidas para aumentar a eficiência energética e ter um data center mais sustentável, não significa necessariamente grandes mudanças nas instalações.


Conheça mais sobre isolamento térmico


Sabemos que a temperatura de um ambiente oscila devido a três fatores: a condução de materiais e fluidos; a convecção pelos gases, fluidos, vapores e infiltração de ar; e a radiação. Assim, o uso do isolamento térmico (ou manta térmica tradicional) resolve apenas à condução, que é 10% da transferência de calor.


É necessário uma solução completa, que faça não só a proteção térmica do local, mas faça de uma maneira eficiente o controle por inteiro, das formas de transferência de calor. O 3TC Isolamento se encaixa exatamente nessa procura, já que é uma solução completa em termos de isolamento térmico, porque trabalha com os três fatores de transferência de claor. Isso porque, ele usa a eficiência do material poliestireno expandido (EPS) e polímero refletivo, utilizados no isolamento de construções e que barra 97% dos raios infravermelhos.


Por isso, o Isolamento 3TC combina o EPS com o polímero refletivo em uma única estrutura. Trata-se de uma avançada técnica patenteada que veda o ambiente e impede a entrada de vapores, dificultando a transmissão de calor e, principalmente, garante eficiência energética em data center.


Desta forma, o 3TC é considerado um produto de alta performance, ideal para atender as demandas do mercado de construção civil residencial, data centers, comercial, industrial e da agropecuária.


9 visualizações0 comentário