top of page
Buscar
  • MM Net

O que você precisa saber sobre Automação Industrial:



Automação industrial nada mais é do que a melhoria dos processos industriais por meio do uso de tecnologias que substituem, na maioria das vezes, trabalhos manuais e repetitivos por trabalhos automatizados por maquinas.

Devido aos avanços tecnológicos e as necessidades cada vez mais exigentes do mercado por produtos mais baratos e produção mais rápida e elevada, a automação industrial é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas no mercado e atendam suas demandas com eficiência.

Podemos dizer que a automação integra 3 áreas distintas:

• eletrônica;

• mecânica:

• tecnologia da informação (TI).

Objetivos da automação industrial

Seu objetivo principal é garantir melhores resultados para as indústrias, através da otimização de processos produtivos e redução de custos.

Além disso, também podemos citar:

Aumento da produção industrial, com capacidade produtiva otimizada;

• Melhora da segurança do trabalho.

• Execução de tarefas complicadas demais para o trabalho humano;

• Simplificação de processos de manutenção de equipamentos industriais;

• Maior precisão na realização das tarefas operacionais, eliminando erros humanos por cansaço ou desatenção.

• Melhoramento da eficiência dos processos;

• Diminui gastos com energia da operação;

• Emissão de resíduos diminuída;

• Redução de custos;

• Maior integração e desenvolvimento de sistemas;


Abaixo estão algumas vantagens da Automação industrial:


Monitoramento otimizado

Através dos sensores utilizados no chão de fábrica, dados são coletados e enviados para o software.

Esse sistema, por sua vez, filtra as informações e as apresenta de forma intuitiva para os gestores, que podem utilizá-las para gerar insights e tomar melhores decisões.

Virtualização da operação -

Softwares especializados já conseguem gerar uma cópia da empresa no ambiente digital. Vale ressaltar que o gêmeo digital é tão similar à empresa real que os testes, simulações e resultados gerados por ele são muito parecidos com o que seriam apresentados pela fábrica real.

Tal tecnologia possibilita que o projeto de indústrias fique mais eficiente e tem a capacidade de prevenir futuros prejuízos para a empresa, pois erros e possíveis riscos são identificados facilmente ainda nesta fase do processo.

Descentralização de decisões

Por melhor que sejam os gestores, podemos nos deparar com situações complexas em uma indústria, na qual o tempo disponível para estudar as informações disponíveis não é o bastante para tomar boas decisões.

Através de um sistema de automação industrial que combina sensores e inteligência artificial, porém, o software é capaz de monitorar a operação da empresa em tempo real.

Isso permite que, por meio da avaliação dos indicadores, se tomem decisões previamente definidas, como por exemplo pedir a manutenção de um maquinário automaticamente, quando os sensores apontarem que seja necessário.

Dessa forma, os gestores podem focar na parte estratégica do negócio.

Redução de erros

Da mesma forma, os funcionários também podem ter sua eficiência reduzida devido a limitação por fatores físicos.

Mais uma vez a automação soluciona o problema, por ter integração entre softwares modernos e sensores que possibilitam que o equipamento trabalhe de forma autônoma, de acordo com as orientações previamente programadas.

Os sensores ficam responsáveis por coletar e enviar informações para o software sobre o estado do maquinário em questão, o que embasa a operação do sistema.

Fica sob responsabilidade do funcionário monitorar o software, para assegurar que tudo está funcionando de acordo com os critérios pré-estabelecidos.

Integração de operações

Quanto mais as indústrias e empresas aderem ao conceito de indústria 4.0, mais eficiente a comunicação entre as empresas se torna, porque começa a ser realizada através de sistemas especializados.

Dessa forma, as negociações se tornam mais baratas e rápidas, pois existe uma integração entre a empresa, clientes e fornecedores.

É o caso em que ao detectar que um certo insumo está em falta no estoque, o sistema da indústria é capaz de entrar em contato com o sistema do fornecedor e comprar os insumos necessários.

Da mesma forma, o sistema da empresa pode se comunicar com os softwares dos clientes, assegurando que o estoque esteja sempre em dia.

Para desenvolver e programar um projeto de automação na sua indústria, com redes industriais e sistemas de controle, é preciso ter auxílio de especialistas na área.

A MMNet conta em time técnico, Sergio Mafra, CREA 62898/D

Graduado em Engenharia Elétrica (Universidade de Mogi das Cruzes/SP), pós-graduação em Automação Industrial (PUC/MG). Responsável pelo planejamento e a implantação dos projetos da MM Net, com mais de 30 anos de experiência.

6 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page