top of page
Buscar
  • MM Net

Rede cabeada ou sem fio: Qual devo escolher para a minha empresa?

Rede cabeada ou sem fio, qual a melhor tecnologia devo escolher para ter uma boa conexão na minha empresa? A boa qualidade de uma conexão é um ponto de extrema importância para o acesso e a troca de informações. A escolha por uma tecnologia ou por outra vai depender muito da sua necessidade e de como você precisa da conexão no ambiente empresarial.


Resumidamente vamos falar de dois tipos de tecnologia para sua conexão, a rede sem fio e a rede cabeada. A rede sem fio (WiFi) tem vantagem por ter um baixo custo de implantação, porém seu desempenho não é tão favorável dependendo da sua finalidade, já a rede cabeada (ethernet) é uma opção mais cara, porém possui mais segurança, velocidade e conexão mais estável.

Ambas as redes de conexão possuem benefícios, a seguir vamos compará-las.




Rede Cabeada

Quando a conexão envolve dois ou mais dispositivos na rede utilizando cabo, é chamada de rede cabeada ou Ethernet. Os dados são transferidos de um dispositivo para outro ou pela Internet por meio de cabos.


Quais são as vantagens de uma rede cabeada?


Confiabilidade e estabilidade.

Quando configuradas corretamente, as redes cabeadas fornecem maior confiabilidade e estabilidade. Uma vez que os hubs, switches e cabos Ethernet são instalados, o resultado final é um sistema robusto que é extremamente confiável. As redes com fio costumam ser mais estáveis e confiáveis.


Outra razão pela qual as redes cabeadas são confiáveis é porque o sinal não é influenciado por outras conexões. Por exemplo, se você tiver redes sem fio próximas umas das outras, um sinal pode interferir em outro, o que pode comprometer a estabilidade. Ou, se você tiver paredes ou objetos próximos, isso afetará uma conexão sem fio, já uma conexão de rede com fio não é afetada por esses fatores.


Visibilidade

As redes com fio não são visíveis por redes com fio adicionais. Isso significa que não há interferência na conexão. Ao mesmo tempo, os pontos de conexões da rede ainda podem se comunicar com outros pontos de conexões na rede para facilitar a transferência e o armazenamento de dados efetivos.


Velocidade

As redes cabeadas geralmente oferecem uma velocidade maior do que as redes sem fio. Além disso, as redes com fio tendem a não apresentar falhas que ocasionalmente estão presentes em uma conexão sem fio. Isso acontece pois há um cabo separado somente para conectar cada dispositivo à rede com cabo, que transmite dados na mesma velocidade.


Uma rede cabeada também é mais rápida, pois nunca é sobrecarregada por tráfego inesperado ou desnecessário. E não corre riscos de ter qualquer interferência externa na sua conexão.


Segurança

Uma rede cabeada para ficar bem protegida e evitar acessos não autorizados, são configurados firewalls necessários e outros aplicativos de segurança.


Desde que as portas corretas sejam ativadas e a rede seja monitorada quanto a atividades suspeitas, uma conexão cabeada com tecnologias de segurança instaladas fornecerá ao seu escritório os requisitos de proteção necessários para realizar as operações comerciais diárias.


Tecnologia

No mercado, existem diversos padrões de cabo de rede, que mudam conforme a frequência, ou seja, a taxa de transferência de dados suportada pelo material e a capacidade de manter a efetividade de transmissão na ocorrência de intercorrências.


Os padrões de cabos de rede que mais são utilizados: Cat5e, Cat6, Cat6a e Cat7.

Rede sem fio (WiFi)

Redes sem fio são configurações que operam em radiofrequência. Os sinais de rádio permitem que dispositivos habilitados sem fio se comuniquem entre si e com a Internet sem precisar estar conectado à rede por meio de um cabo Ethernet, as distâncias da conexão variam de acordo com a tecnologia empregada e a potência dos dispositivos.


Quais são as vantagens de usar uma rede sem fio?


Custo

Em geral, o custo de implementação de uma rede WiFi é relativamente barato, a menos que sua rede exija equipamentos adicionais, como repetidores sem fio ou um roteador de nível comercial.


Repetidores sem fio aumentam a força do sinal e um roteador de nível comercial fornece uma conexão mais confiável e controles de segurança aprimorados.


Instalação

No geral, a instalação de uma rede sem fio é mais rápida e fácil porque requer menos equipamentos. Além disso, você não precisa gastar tempo conectando cada dispositivo à rede usando cabos Ethernet.


Mobilidade

As redes sem fio permitem que os funcionários de um escritório sejam mais móveis, com a flexibilidade de acessar a rede de qualquer local usando qualquer tipo de dispositivo habilitado para sem fio. Não há problemas com cabos espalhados e toda a conectividade pode ser alcançada sem as limitações dos cabos físicos. Além disso, seu escritório fica arrumado e limpo com o resultado da ausência de fios.


Tecnologia

A tecnologia WiFi conta com diversos padrões, todos são compatíveis entre si. Com isso, dispositivos e aparelhos com WiFi que possuem padrões diferentes podem conectarem entre si.


O padrão mais recente é o WiFi 6E, que promove a chegada da nova faixa de frequência de até 6 GHz, ele entrega uma conexão mais estável e rápida, sendo ideal para streaming de conteúdos em 4K e 8K, por exemplo.


Conclusão

Nessa disputa rede Wi-Fi VS Cabo, no final qual é a melhor escolha para a sua empresa?

Ambas tecnologias possuem inúmeros benefícios da rede. Se o custo de atualização de sua rede for uma preocupação e você precisar de segurança e desempenho máximos, uma rede cabeada pode ser uma boa escolha. Fatores externos costumam não interferir na conexão de uma rede cabeada, exemplo: uma parede ou distância entre o computador e o aparelho de WiFi, como acontece com a rede sem fio.


Já, se precisa de mobilidade, uma conexão com fio pode atender bem às necessidades do seu escritório. A rede sem fio serve para quem não está preocupado com custos e prefere mobilidade e as tecnologias mais recentes do mercado. E também é uma boa alternativa, se você não gostar de condutores elétricos visíveis no ambiente do escritório.



203 visualizações0 comentário
bottom of page